NEC apresentou protótipos de terminais na CeBIT 2003

Criados pela NEC Designs como parte de um projecto "Resonatewear", estes protótipos foram idealizados de forma a tornarem a procura de informação, uma experiência agradável para os utilizadores. Optimizando a comunicação visual, e permitindo a mobilidade, estes modelos são uma indicação do que podemos aguardar do futuro das redes informáticas.

O conceito do projecto "Resonatewear" foi originalmente criado pela NEC Designs com o objectivo de desenvolver equipamentos que permitissem visualizar os estilos de vida, funções e serviços que ficarão disponíveis à medida que avançamos para uma rede ubíqua. A NEC Designs acredita que a próxima geração de modelos para redes informáticas irá integrar numerosas funções em apenas um equipamento – em contraste com os actuais equipamentos que têm apenas capacidade para uma função. Adicionalmente, a NEC Designs acredita que estes equipamentos irão necessitar de se distinguir naturalmente dentro de cada ambiente de utilizador em vez de sobressaírem como gadget. Estes terminais facilitam a comunicação entre as pessoas e ajustam-se à mente dos utilizadores, empregando tecnologias avançadas através de um sensor.

Serão exibidos cinco protótipos da gama "Resonatewear" no decurso da CeBIT: o duo-phone e o duo-pc, ambos com visor duplo; o nave, um equipamento com uma câmara com uma objectiva de grande abertura para comunicação visual; o P-ism, um dispositivo pessoal em forma de caneta; e o wacca, um dispositivo com memória e visor em forma de pulseira.

[n”>duo-phone (na imagem)
Com os dois visores amovíveis e flexíveis, o duo-phone pode dividir-se em duas partes: uma funciona como microfone/auricular enquanto a outra parte desempenha as funções tanto de visor como de teclado. Assim, a flexibilidade na configuração da funcionalidade entre os dois visores permite que o dispositivo seja utilizado de uma forma natural e confortável. O dispositivo pode também digitalizar códigos de barras da próxima geração através do seu sensor fotográfico ajustável que tem capacidade de acesso instantâneo a informação de códigos de barras. O duo-phone é um dispositivo muntifuncional que pode ser ainda utilizado como comando à distância para vários electrodomésticos e simultaneamente como um rato para o duo-pc.

[n”>duo-pc
O duo-pc é um pc portátil com dois ecrans que suporta conectividade wireless de curto-alcance. Sendo o modelo mais recente dentro dos PC`s "flexíveis", o duo-pc pode ser aberto e funcionar como um ecran grande para um computador desktop, enquanto que para utilizadores móveis funciona como um tablet PC e como book browser com o outro ecran configurado como teclado. Flexível e moderno, o equipamento adapta-se aos requisitos do ambiente do utilizador.

[n”>nave
Com uma objectiva de grande abertura, o nave é um dispositivo a 360 graus para comunicações visuais. Muito diferente dos videotelefones com câmara convencionais, o nave tem um design agradável – o seu visor redondo ligado à câmara interna com uma objectiva de grande abertura. O dispositivo permite captar, não só mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, como também permite fotografar claramente o meio envolvente, tornando-se numa forma de comunicar muito interessante.

[n”>P-ism
O P-ism é um dispositivo móvel de informação em forma de caneta, um gadget com cinco funções adicionais além capacidade de telefonia móvel; função de entrada de dados escritos à mão; teclado virtual; projector; digitalizador e uma tecla de Identificação pessoal com função de cartão multibanco. Capacidade para comunicar com outros dispositivos P-ism através de tecnologia wireless de curto-alcance e permite computação ubíqua.

[n”>wacca
Em forma de pulseira, o wacca foi concebido para ser usado como um acessório de moda mas funciona como um dispositivo móvel para memória visual que liga rigorosamente as memórias e as ferramentas a partir das quais as memórias são originadas. O wacca capta momentos e apresenta-os como imagens à volta do seu perímetro, podendo o utilizador conservá-las na memória.