Alcatel implementou com sucesso rede nas ilhas

Baseado nas tecnologias terrestres e submarinas a 10 Gbit/s Dense Wavelength Digital Multiplexing (DWDM) e Synchronous Digital Hierarchy (SDH) da Alcatel, o Anel CAM (o anel óptico submarino entre Açores e Madeira) permite à PT Comunicações fornecer aos seus clientes a transmissão de tráfego doméstico de banda larga a partir das ilhas da Madeira, Porto Santo e Açores, para o Continente.

A nova rede submarina de 1.120 km incorpora terminais de linha submarinos DWDM da Alcatel. Para ligar os vários pontos do Anel CAM em Ponta Delgada (Açores) e Funchal (Madeira) a Lisboa, a Alcatel implementou também o seu sistema a 10 Gbit/s SDH Optical MultiService Note (OMSN), Alcatel 1670 SM, para aplicações terrestres de longa distância. Um cabo submarino adicional, sem repetidores liga também a Madeira à ilha do Porto Santo.

Tanto o equipamento terrestre como o submarino são geridos pela plataforma de gestão unificada de rede da Alcatel, que assegura uma monitorização eficiente e com custo optimizado em toda a rede.